26 de junho de 2013

Professores e alunos do 6º ao 9º ano participarão de Seminário de Apresentação da CNIJMA em Angicos/RN

Estudantes e professores das redes municipal, estadual e privada de ensino de Santana do Matos, participarão do Seminário de Apresentação da IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente,  a ser realizado em Angicos/RN, nas dependências (auditório) da 8ª DIRED, no dia 03/07. Serão encaminhados para participar do evento, um professor e um aluno do 6º ao 9º ano, por escola, que terão a companhia de um técnico da SEMED. Na oportunidade, os presentes poderão discutir sobre o que são Escolas Renováveis, como poderão participar da conferência, bem como serão instruídos para realizar a Conferência no âmbito de suas escolas.

A IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente - CNIJMA terá como tema Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis. Tem como objetivo fortalecer a educação ambiental nos sistemas de ensino, propiciando atitude responsável e comprometida da comunidade escolar com as questões socioambientais locais e globais com ênfase na participação social e nos processos de melhoria da relação ensino-aprendizagem, em uma visão de educação para a diversidade, inclusiva e integral. 

A Conferência Nacional será o encontro de aproximadamente 700 delegados e delegadas, entre 11 e 14 anos, que já debateram o tema em suas escolas, nas Conferências Municipais e ou Regionais e nas Conferências Estaduais. Na Conferência Nacional, esses jovens irão aprofundar a temática, socializar os projetos, participar de oficinas temáticas.

Com informações do site da CNIJMA. Para saber mais, clique no link.

25 de junho de 2013

Secretaria faz entrega de notebook na Unidade XXVII José Luiz de Carvalho no Sítio Macacos

A prefeitura de Santana do Matos através da Secretaria Municipal de Educação organizou um encontro entre a Unidade José Luiz de Carvalho, localizada no Sítio Macacos, e a Escola Municipal Professora Maria Letícia Damasceno, localizada no centro da cidade para a entrega do notebook doado pela Calango 1 Energia Renovável - S/A. 

O encontro foi aberto com as falas da Secretaria Municipal de Educação, Luciana Medeiros da Cunha, e das professoras Vitória Régia dos Santos e Vitória Régia Braga e contou com o Hino Nacional e do Hino Municipal, demonstrando o caráter solene do encontro. Falou-se, entre outras coisas, sobre a importância de amarmos e valorizarmos o nosso município e a nossa escola através da discussão do Hino Municipal.

A turma de 5º Ano que tem como professora titular a pedagoga Vitória Régia dos Santos (Escola Municipal Professora Maria Letícia Damasceno) apresentou a Peça "A Dona Baratinha" em comemoração ao encontro. A turma da Unidade José Luiz de Carvalho (Sítio Macacos) que tem como professora titular a pedagoga Vitória Régia Braga cantou uma música para os visitantes que, por sua vez, agradeceram com muitos aplausos. 

Após todas as apresentações a Secretária Municipal de Educação entregou o notebook nas mãos de todos os que compõem a Unidade Escolar beneficiada, escolhida por não ter qualquer equipamento de Informática. O encontro caracterizou-se como um momento de festa, de aquisição e de integração, elementos que deverão nortear outros encontros interescolares promovidos pela Secretaria Municipal de Educação.

19 de junho de 2013

Delegados eleitos na Conferência Municipal de educação de Santana do Matos participaram da COIME 2013 em Currais Novos/RN

Composição da mesa

Os delegados eleitos na Conferência Municipal de Educação de Santana do Matos - COMED 2013, no dia 07 de maio do corrente ano, participaram ontem, na cidade de Currais Novos, da Conferência Intermunicipal de Educação - COIME 2013. 

A abertura da conferência aconteceu no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN/IFRN Campus Currais Novos, e contou com a participação da Professora Fátima Cardoso (representante do Fórum Estadual de Educação do RN), Aparecida Medeiros (Secretária de Educação de Currais Novos), Ivânia Torres (diretora da 9ª DIRED), Júnior Souto (representante da Deputada Federal Fátima Bezerra), Adevaldo Oliveira (Secretário de Educação de Cerro Corá), e de Francisca Palmeira (representante do SINTE Currais Novos).  A partir das 10h, foram iniciadas as conferências (foram duas no total), com o Prof. Dr. Dante Henrique Moura e com a Profa. Dra. Maria Goretti Cabral Barbalho. Após esse momento, os conferencistas abriram espaço para o debate e articularam ideias com o público presente.

Durante o período vespertino, nas instalações da UFRN/CERES, foram debatidos os tópicos constantes nos 07 eixos temáticos  em grupos separados, e, de volta ao auditório do IFRN, foram discutidas as proposições, alterações e supressões de itens no Documento Referência da CONAE 2014, socializando com todos, as sugestões feitas em grupos separadamente. Com a aprovação das propostas, o último momento foi para eleição dos delegados que participarão da Conferência Estadual de Educação que acontecerá em Natal nos dias 27 e 28 de agosto.

De Santana do Matos, saíram cinco representantes para a COEED 2013: Valdir Tomaz Pereira, Dilcélia Maria da Silva, Simão Pedro da Silva, Anderson Jardel Bezerra da Silva e Ana Íris de Assunção.