Programas

Segue abaixo os programas e projetos que são desenvolvidos pela SEMED - Secretaria Municipal de Educação, no município de Santana do Matos. A entidade atua de forma a garantir a participação no número máximo possível de programas em parceria com os governos Federal, Estadual e Municipal, objetivando assistir educadores e educandos para que haja melhora efetiva no nível e na qualidade da educação oferecida no município.

Programa Brasil Alfabetizado - PBA
O programa é voltado para a alfabetização de jovens, adultos e idosos, sendo uma porta de acesso à cidadania e o despertar do interesse pela elevação da escolaridade. O PBA é desenvolvido em todo o território nacional, com atendimento prioritário a 1.928 municípios que apresentam taxa de analfabetismo igual ou superior a 25%. Em Santana do Matos, o Brasil Alfabetizado é desenvolvido desde 2007, com 3 etapas concluídas e uma outra em execução - a etapa 2013.

Brasil Carinhoso
O projeto do Brasil Carinhoso terá seu desenvolvimento integrado em várias vertentes, e uma delas visa ampliar o número de creches em todos os estados brasileiros, assim como melhorar os serviços de saúde que terão preparação para atender a essas famílias mais necessitadas que possuam crianças pequenas. O município já fez adesão ao programa e em 2013 os repasses serão de 50% do valor aluno/ano do Fundeb por crianças do Bolsa Família matriculadas.

Educacenso
O Censo Escolar é um levantamento de dados estatístico-educacionais de âmbito nacional realizado todos os anos e coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Ele é feito com a colaboração das secretarias estaduais e municipais de Educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do pais. Atualmente, o município já concluiu o Censo Escolar 2013.

Programa Caminho da Escola
O programa objetiva renovar e ampliar a frota de veículos de transporte escolar destinada ao transporte diário de alunos da educação básica da rede pública residentes, prioritariamente, na zona rural dos sistemas estadual, distrital e municipal, por meio de financiamento, exclusivamente por meio de Instituições Financeiras Credenciadas.

Projeto Presença
O Projeto Presença (freqüência escolar), é um mecanismo que o MEC utiliza para acompanhar bimestralmente a freqüência escolar das crianças (bolsa escola) e adolescentes (beneficio variável jovem) que fazem parte do Bolsa Família. Em Santana do Matos, temos uma média de 2 mil beneficários do programa que têm seus dados informados bimestralmente quanto à sua frequência escolar.

ProInfo Integrado
É um programa educacional com o objetivo de promover o uso pedagógico da informática na rede pública de educação básica. O programa leva às escolas computadores, recursos digitais e conteúdos educacionais. Em contrapartida, estados, Distrito Federal e municípios devem garantir a estrutura adequada para receber os laboratórios e capacitar os educadores para o uso das máquinas e tecnologias. No município, duas turmas com 73 alunos já participaram da formação. Todos educandos da rede pública municipal de ensino.

Programa Saúde na Escola (PSE)
O Programa Saúde na Escola (PSE), lançado em setembro de 2008, é resultado de uma parceria entre os ministérios da Saúde e da Educação que tem o objetivo de reforçar a prevenção à saúde dos alunos brasileiros e construir uma cultura de paz nas escolas. Em 2013 o programa já está sendo desenvolvido nas escolas do município, com cronograma definido pela Secretaria Municipal de Saúde.  

Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. O PNAIC começou a ser desenvolvido em Santana do Matos a partir de 27 de abril de 2013, data do lançamento do programa a nível municipal, e conta atualmente com a participação de 45 professores.

Programa Mais Educação
O Programa Mais Educação aumenta a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas que foram agrupadas em macrocampos como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica. O PME visa fomentar atividades para melhorar o ambiente escolar. No nosso município, o programa teve início em julho de 2013 e está em plena atividade nas seguintes escolas:
  • E. M. Professora Maria Letícia Damasceno
  • E. M. Prof. Osvágrio Rodrigues de Carvalho
  • E. M. José Félix da Silva Júnior
  • E. M. Maria Antônia de Lima
  • E. M. Francisca Mendes da Silva
Programa Atleta na Escola
O Programa de Formação Esportiva Escolar (Atleta na Escola), operacionalizado através de uma parceria do Governo Federal com os Estados, os Municípios e o Distrito Federal, surgiu com o objetivo de incentivar a prática esportiva nas escolas, democratizar o acesso ao esporte, desenvolver e difundir valores olímpicos e paraolímpicos entre estudantes de educação básica, estimular a formação do atleta escolar e identificar e orientar jovens talentos. 
O município de Santana do Matos aderiu ao "Atleta na Escola" através da Secretaria Municipal de Educação e contou com a adesão de todas as escolas que atendiam aos critérios para a participação: a) Escola Municipal Professor Osvágrio Rodrigues de Carvalho; b) Escola Municipal Professora Maria Letícia Damasceno; c) Escola Estadual Aristófanes Fernandes; d) Escola Municipal Professor Luiz Pereira (Barão de Serra Branca); e) Escola Municipal Professora Maria Antônia de Lima (Assentamento Acauã); f) Escola Municipal Francisca Mendes (Santa Tereza), g) Escola Municipal Professor José Félix da Silva Júnior (São José) e h) Unidade XXVIII - Luiz Liberalino de Carvalho (Bom Jesus).

Nenhum comentário:

Postar um comentário